Por / 4th dezembro, 2013 / Blog / Comentar

LA GRANDE ARCHE DE LA DEFENSE

O La Défense – Apart Hotel foi inspirado no Monumento “LA GRANDE ARCHE DE LA DEFENSE”, situado em Paris, projetos pelo arquiteto Dinamarquês J.O Von Spreckelsen, cuja idéia é oferecer à humanidade um lugar, um cubo aberto, uma janela para o mundo, um símbolo de esperança em um futuro onde os homens poderão se encontrar livremente, numa convivência pacífica de igualdade e em fraterna união.

LaDefenseWall2

O La Défense – Apart Hotel foi projetado para servir luxuosamente aos seus hóspedes, diaristas ou mensalistas, um lugar onde você encontra o conforto de sua casa com os serviços de um hotel de luxo.

O Grande Arco de La Défense (francês: Grande Arche de la Défense) é um monumento situado no bairro de La Défense, na periferia oeste da aglomeração parisiense, no território da comuna de Puteaux (Hauts-de-Seine).

Grande Arche de la Défense Arquitetura de La Défense em Paris

O arco recebeu este nome por estar situado no moderno bairro da periferia oeste de Paris, o bairro de La Défense (assim chamado em memória a resistência oposta pelos franceses às tropas prussianas na guerra de 1870-1871).

A Grande Arche de la Défense é um cubo oco de 112 metros de altura coberto de mármore branco e aberto no centro, apoiado por 12 pilares de 30 metros cada. Se você quer fugir um pouco do banho de história que a cidade de Paris proporciona a seus visitantes, vá conhecer La Defense. Localizado a 5 km a oeste de Paris (não se preocupe com a distância, o metro vai até lá), este centro empresárial de 80 hectares é marcardo por modernos prédios, shopping centers e pelo “Grande Arche”, construído em 1989. Este imenso cubo oco, com 106 metros de altura, poderia abrigar em seu interior a Catedral de Notre Dame.

Uma sugestão é pegar o metro e descer na estação “Esplanade de La Defense”e de lá andar até o Grande Arche. Desta forma, você terá oportunidade de ver fontes, estátuas e apreciar a arquitetura dos prédios, você andará em torno de 2 km e uma vez chegando ao Grande Arche, tome coragem, tire 10 euros do bolso e suba até o teto. De lá você terá uma vista de Paris e de alguns de seus principais monumentos, entre eles o Arco do Triunfo e Torre Eifel.

La Defense em 360 graus, click no link abaixo:

http://www.phototravel360.com/360/paris/arco_de_la_defense/ladefense.html

le futur quartier d affaires de la defense 940x705 Arquitetura de La Défense em Paris

La Défense, celebre bairro de negócios situado a oeste de Paris, recebe diariamente um pouco mais de 150 mil empregados. Com suas mais de 3 milhões de metros quadrados de escritórios, é um dos maiores centros de negócios da Europa. Localnomad através desse artigo vai se aprofundar na história e arquitetura desse bairro único, onde os edifícios modernos se misturam com a arte contemporânea.

Statue de la Défense de Paris Arquitetura de La Défense em Paris

O bairro ganhou esse nome por conta da Estátua de La défense de Paris que se encontra atualmente situada na Praça de La Défense, construída em 1883 para simbolizar a resistência de Paris frente aos prusianos em meados de 1870.

Em 1958 o governo francês decidiu construir um bairro de negócios moderno que ajudasse a prolongar o famoso “Axe Historique” (Eixo Histórico) parisiense para o oeste da cidade estendendo-se até as cidades de Courbevoie, Puteaux y Nanterre.

Foi a EPAD (Etablissement Public d’Aménagement de la Défense) a responsável por organizar a construção do bairro La Défense. 

Três gerações de torres foram construídas com éxito, nas quais se pode observar as mudanças legais que houveram na leis que permitiram evolutivamente o aumento do gabarito (altura) para formar a arquitetura única de La Défense. A primeira geração, simples e geométrica, como a Torre Nobel de 1966. Os edifícios da segunda etapa dos anos 70 são maiores e com grande superfícies. Nos anos 80 veio a terceira geração, um questionamento à arquitetura simples e impessoal. Que produziu verdadeiras obras-primas da arquitetura moderna.

Hoje em dia existem inúmeros projetos com desenhos ambiciosos e novas construções as quais aos poucos vão incluindo novos sistemas com energia renovável, como por exemplo o edifício Tour D2, que se parece a um prisma triangular com bordas arredondadas e que provavelmente estará concluído em finais de 2013, ou a Torre Signal do arquiteto Jean Nouvel, símbolo da Paris do século XXI.

Aparte dos incríveis edifícios, no bairro existem 60 esculturas de arte contemporânea como o “Le Pouce” (O Polegar) do escultor francês César, o “Stabile” de Calder e os “Personnages” de Miró.

O Grande Arco da Fraternidade

O Grande Arco da Fraternidade mais conhecido como Grand Arche (Grande Arco) ou Grande Arche de La Défense (Grande Arco de La Défense). Essa edificação é obra do arquiteto dinamarquês Johann Otto von Spreckelsen que ganhou o concurso realizado por EPAD no ano de 1982. Com 110 metros de altura e 30 mil toneladas, todas suas faces estão recobertas por placas de vidro. Um incêndio em 2010 fez com que fosse proibida a visita pública. Antes disso o Grande Arche abria suas portas ao Centro de Congressos e Conferências, ao Museu da Informática, ao restaurante e ao mirante, o qual oferecia uma vista incrível do oeste de Paris.

Cada ano La Défense recebe cerca de 2.6 milhões de visitantes em suas ruas.


Deixe um comentário